Sobre Nós

 

Esta escola nasceu de um projeto conjunto entre dois recém-licenciados, que ambicionaram colmatar uma lacuna existente desde sempre nesta terra (Sever do Vouga). O Futebol neste concelho estava pouco desenvolvido, em que a aposta central dos clubes locais residia maioritariamente em escalões Seniores.

A ideia foi proporcionar à população em geral e em particular a população de Sever do Vouga, uma oportunidade de ver os seus jovens aprender uma modalidade tão apreciada pela sua maioria, com a qualidade praticada nos grandes centros urbanos, sem terem que para isso realizar longas viagens.

Com a construção de um estádio municipal com relvado sintético, esta Escola teve “pernas para andar”, e em 2008 foi inaugurada, denominando-se de SEVER FINTAS.

Nesta época 2008/2009 fomos desenvolvendo vários convívios em Sever do Vouga, e não só, em que acabámos mesmo por participar em alguns torneios. Foi nesta altura que vimos que na época seguinte 2009-2010 tínhamos que partir com algumas equipas para a competição.

Este foi um passo gigante, mesmo antes de completar um ano de existência, mas conscientes que com trabalho e dedicação tudo é possível, partimos para este desafio.

Dadas as boas relações com uma das referências do futebol em Aveiro, o A.D. Taboeira, e certos que seria o melhor para a região e para os nossos atletas, estabelecemos um acordo de cooperação com esta instituição de Utilidade Pública.

Passamos então a denominar-nos Mini Foot Clube, em termos de nome para o campeonato, mas continuamos a ser a escola de Futebol Sever Fintas. Foram 2 as equipas inscritas (Infantis A e Escolas C) em dois escalões do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil da A.F. Aveiro.

Logo desde esta época as equipas do Sever Fintas mostraram o bom trabalho que a escola de futebol vinha a desenvolver, e com o aumentar do número de atletas, principalmente do ano de 2002, decidimos avançar na época de 2010/2011 com 3 equipas para o campeonato (Infantis A, Benjamins B e Traquinas A).

Para além dos treinadores e coordenadores André Martins e Isaque Costa, surgiram novos nomes de treinadores. O Bruno Dias iniciou as suas funções como treinador principal da equipa de Infantis A, anteriormente treinado por André Martins, o Francisco Silva assumiu-se como treinador dos escalões não federados e o Godofredo Lobo começou a treinar todos os Guarda-redes e coadjuvou nos treinos dos atletas não federados.

Em 2010 e 2011 começámos a levar o nome de Sever do Vouga além fronteiras, onde participámos na totalidade dos dois anos, com 3 equipas no Torneio Internacional de Futebol de Base de Ribadeo em Espanha. E depois destas duas magnificas experiências vivenciadas por centenas de Severenses, decidimos na época 2011-2012 integrar mais uma equipa no campeonato.

Na época 2011/2012 inscrevemos 4 equipas no campeonato (Traquinas A, Benjamins B, Benjamins A e Infantis A), onde o Francisco Silva assumiu a equipa de Traquinas A.

Em 2012 avançamos para a formação de uma Associação denominada de SeverFintas Club, e daqui em diante é este nome que vai representar as equipas jovens de Futebol do concelho de Sever do Vouga. Agradecemos todo o apoio à Associação Desportiva de Taboeira, e votos de grandes sucessos. Possuimos ainda dois protocolos, um com a C.M. Sever do Vouga e outro com a J.A. Pessegueirense. Os nosso atletas terminam aos 12 anos uma formação no futebol de 7 e depois passam para este clube, onde prosseguem para os Iniciados, Juvenis, Juniores, até mais tarde integrarem uma equipa sénior do concelho, ou quem sabe fora dele.

Na época desportiva 2012/2013 inscrevemos mais uma vez 4 equipas nos campeonatos distritais da A.F. Aveiro: Infantis A (Isaque Costa), Benjamins A (André Martins), Benjamins B (Francisco Silva), Traquinas A (Bruno Dias). para além destas equipas temos atletas nascidos em 2005, 2006, 2007 e 2008 que são treinados pelo Bruno Dias e pelo Fábio Martins. Os guarda-redes são da responsabilidade do Ricardo Cruz.

Muitos clubes têm manifestado interesse em atletas oriundos de Sever do Vouga e em específico desta Escola de Futebol, alguns emblemas nacionais bem conhecidos, como o F.C. Porto e S.L. Benfica.

Uma história ainda curta, mas com muito significado para as dezenas de jovens que podem praticar o que mais gostam, bem perto de casa.